Mulheres e Quadrinhos

By OPN*
Então vamos falar sobre duas coisas maravilhosas (em ordem crescente):
  • Quadrinhos e
  • Mulheres

Tenho o imenso privilégio de ser moderador de uma ótima lista de discussão sobre HQs. Entre minhas funções, eu aprovo pedidos para ingressar na lista. Recebo o e-mail, o nome do vivente e digo se o cidadão é apto a entrar no nosso clubinho. Pois é com grande satisfação que tenho notado que o número de meninas que tem entrado na lista cresceu bastante nos últimos meses. Uma atividade “tipicamente masculina” (entre aspas porque pra mim não tem essa de “só guri lê gibi”) agora está sendo desmistificada: meninas também lêem Histórias em Quadrinhos. E adoram.

O que eu acho disso é que a mulher, nas HQs é muito mais um “objeto sexual” do que uma personagem. Olhem a Mulher Maravilha… uma Amazona, Diplomata, Embaixadora… e ANDA PELADA??? Me parece estar mal caracterizada ou pelo menos em contradição com o que representa. É quase como uma pessoa que é “mente-aberta” andar com uma camiseta dizendo: “morte aos homossexuais“. Aí fica difícil pras meninas se identificarem. Me digam, tirando a Diana, qual era a protagonista feminina de destaque? A Mafalda, quem sabe? A Mônica…? E olhe lá. Hoje em dia temos alguns bom destaques “de saias”. Lady Death, Zealot (a Devota – WildCATs), Miss Marvel, Catwoman… Louvável, mas vocês não conseguem enxergar um padrão? Tá todo mundo pelada (sim, a Catwoman esta vestida, mas por que não usa uma capa ou algo para esconder os voluptuosos contornos do corpo?)!!! Por que não fazer o Batman enfrentar o Coringa, os dois de tanga? Ou o Capitão América de cuequinha samba-canção enfrentando o Caveira-Pelada?? Não que eu ache ruim em ver a Lady Death ou a Catwoman nuas (a Miss Marvel eu reclamo: ela é boa coadjuvante, porém suas histórias são SOFRÍVEIS), mas as editoras já têm seus fiéis leitorEs comprando mensalmente a bagaça… por que não investir em leitorAs, que são um mercado praticamente intocado e com um potencial bem grande?

Bom, vai ver o errado sou eu. Vai ver as editoras estão contente com a contínua contração do mercado de HQs, talvez elas não queiram leitoras porque não são um nicho rentável, sei lá, sou um mísero leitor, não entendo nada do funcionamento das grandes empresas. Mas entendo que se tratarem com respeito os consumidores (independente do gênero) a coisa anda melhor. E o que é melhor que ler quadrinhos e depois discuti-los com o sexo oposto??

 

E tenho dito!!

 

 
* OPN são “as inicias” do Procurado Nana, que além de leitor de gibi, finge que trabalha como designer em Porto Alegre – RS, gosta de assistir um bom livro e ler um bom filme, não necessariamente nesta ordem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.