Respeite o estabelecido

Então estava discutindo sobre quadrinhos (ahh pára, sério? Que novidade) com alguns conhecidos meus cuja capacidade para a dialética é dúbia, e eles diziam que o Superman é o mais forte personagem do Reino das HQs Estadunidenses. Quando lhes perguntei por que razão, motivo ou circunstância, me responderam: “bem se vê que não leu JLA/Vingadores“. Não entendi como isso corroboraria para o que falavam. “Ora“, disseram os sábios debatedores, “ele derrotou o Thor“. É inegável o fato de que para derrotar o filho de Odin o cara precisa no mínimo ser casca grossa. Mas isso qualifica o indivíduo como mais forte dos quadrinhos? Eu até daria esse título ao Hulk, mas isso é outro debate, a idéia hoje é falar sobre FLUTUAÇÃO DE PODERES NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. E isso, meus caros amigos (usei “meus caros” pois me disseram que as pessoas realmente usam essa expressão fora dos gibis) é uma ME*DA com todas as letras em maiúsculo, pois elas estragam a diversão de nós, leitores.

Peguemos o Thor como exemplo. Numa demonstração extrema de poder o cara ABRIU UM ROMBO na armadura de um Celestial (isso sim é força). Aí algumas edições depois, ele se peida pra impedir um prédio de desabar porque mal consegue segurar a edificação (o Homem Aranha que o ajuda). Na mesma edição, ele não consegue vencer um pão com banha chamado Mongoose (não lembro o nome em português, mas a foto dele taí abaixo)!!!

Moongose

Ah pára, MEU CACHORRO derrota o Mongoose. Muitas aventuras depois, ele derrota todo grupinho da bicha enrustida Adam Warlock, incluíndo Drax COM a jóia do poder. Tem nexo isso? Isso além de estragar as histórias, frustra quem espera uma vitória esmagadora do seu herói (ou vilão) contra seu antagonista. Se eu quiser surpresa vou assistir futebol. Imagina você, que sabe tudo de matemática (porque eu não sei bulhufas) e vai disputar com uma criança de primeiro grau uma sabatina e aí o piá, que nem imagina o que é báscara, humilha você numa regra de três…

Na verdade o que eu quero dizer é pra quando você for escrever uma história, respeite o estabelecido pro personagem… não faça o Batman ser invencível porque ele tem kryptonita e conhecimento suficientes pra vencer do Superman (“o mais forte dos gibis“… nossa), não faça o Hulk dar uma porrada no Vigia e nocauteá-lo. Ele jamais conseguiria isso. Não faça o Wolverine ganhar do lobo colocando um balcão na frente. PRINCIPALMENTE SE ELE TIVER GARRAS DE OSSO!!! Se você for escrever um personagem criado por outra pessoa, o mínimo que você pode fazer é respeitá-lo. Não faça me*da com ele. Ou então, faça como eu: crie os seus próprios. Aí, se você quiser fo*er a história, azar, o prejuízo será seu mesmo.

E tenho dito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 thoughts on “Respeite o estabelecido

  1. huAHUauhHUAhua
    Eu e meus amigos estavamos com o mesmo pensamento… o Super-Homem é o mais cheatado héroi… Ele só não é melhor porque não tem o mesmo pensamento de Jason Voorhees… AHUuhauhAHU…

    Mais ao pensamento assim, O Marciano da própria liga da justiça, dibuia o Super-Homem… xD

    Aquele abraço a todos!!!

  2. Acredito no que você disse, apenas discordo quanto ao batman, todos acham ele fodao pelo que se imagina que ele pode fazer e não pelo que ele fez. A maioria das enrrascadas ele se sai com um recurso inteligente, sendo assim capaz de enfrentar inimigos muito mais poderosos. Ou seja a maioria dos roteiristas e desenhistas de batman respeitam o limite do personagem, porem, discordam com o lado sombrio do personagem, alguns exagerendo putros esquecendo e alguns não sabendo como aplicalo.

  3. cara eu sou dcnauta mais o mais forte de todos é o Hulk,dos herois tirando os seres cosmicos,porra quanto mais raiva ele tem mais forte ele fica,super vencer o Thor foi roubalheira ele é vulneravel a magia,apanharia mais que mulher de malandro,agora o capitão marvel é outra historia quebraria o thor ou o lobo,agora sinceramente pouco importa quem é o mais forte e sim quem é o melhor personagem,Thor e super homem são dois toscos

  4. Faltou dizer, embora óbvio, que a maioria desses embates é vencido não pelo personagem, mas pela popularidade que o personagem tem; o Lobo vencer o Wolverine seria o mais lógico, porém Logan tem muito mais fãs e popularidade. E o que os fãs querem é ver seu objeto de “idolatria” ser o vencedor, claro; ainda que ele tenha antes que apanhar (e muito ) para alcançar a vitória.
    Mas é óbvio também que grande parte do roteirista esquece ou deixa de lado determinadas características de um personagem em nome do que chamam de estória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.