Team Youngblood (ou Rob Liefeld Não é Tão Ruim Assim)


Se você lia quadrinhos lá pela metade dos anos 90 deve se lembrar da euforia que foi o fenômeno Image Comics e como ficamos ansiosos para poder ler e ver como era uma daquelas edições da editora que era conhecida como “A Editora dos Feras“.

Editora dos Feras pelo fato de unir Erik Larsen (sucesso em Homem-Aranha), Todd McFarlane (sucesso em Homem-Aranha), Marc Silvestri (sucesso em Wolverine), Jim Lee (Sucesso em X-Men), Whilce Portacio (sucesso em X-Factor), Jim Valentino (sucesso em hmmm…sei lá) e, claro, Rob Liefeld (sucesso em Novos Mutantes/X-Force).

Os títulos começaram a serem publicados no Brasil lá pela segunda metade dos anos 90, foi Spawn de McFarlane quem teve a honra de aparecer por aqui primeiro e abrir as portas para os tão esperados gibis da (promissora) Image Comics. Logo depois veio Savage Dragon, Wild C.A.T.s, Cyberforce, Youngblood e vários outros.

Com excessão de Spawn e Savage Dragon, os demais gibis sofreram duras críticas, venderam muito pouco e desapareceram das bancas brasileiras rapidamente. Os gibis da Image Comics foram uma decepção total…

Em meio a toda essa enxurrada de novos títulos, um me chamou a atenção: Youngblood! Por alguma razão as histórias do supergrupo me prendiam e seus personagens pareciam legal demais (embora os desenhos de Liefeld fossem sofríveis)! Acompanhei cada edição com bastante entusiasmo e, devo ter sido o único, que ficou abatido como o cancelamento do título na nona edição…

Assim que passei a ter acesso aos scans originais americanos, resolvi fazer uma busca por Youngblood e descobri que na verdade a série original havia durado minguadas dez edições e um outro título chamado Team Youngblood durou 22 edições! Como não havia conhecimento algum sobre o que era essa tal de Team Youngblood, resolvi baixar os gibis e dar uma lida, afinal, se eu adorava Youngblood, Team Youngblood não deve ser muito diferente. E eu estava certo!

Team Youngblood é sem dúvida um dos melhores títulos publicados pela Image durante seus primeiros anos, as histórias são simples, divertidas, possuem uma boa dose de ação e os personagens, embora típicamente anos 90, são carismáticos e divertidos.

A equipe de Team Youngblood era formada inicialmente por Sentinela, Cougar, Riptide, Fóton, Masada e Dutch. O grupo combatia ameaças interplanetárias e outrras ameaças “globais”, vilões dispostos a explodir o mundo eram sua especialidade.

Se você busca gibis de ação, que não estejam envolvidos em supersagas intermináveis ao velho estilo bem vs mal, então acho que você deveria dar uma chance aos títulos de Liefeld dos primórdios da Image Comics. Eu já li Prophet, Bloodstryke, Brigade e Supremo. Embora a arte seja algumas vezes de gosto duvidoso, as histórias me prenderam e me deram aquele velho sentimento de nostalgia que há muito eu havia perdido.

O argumento de Eric Stephenson era bem simples (vilão que destruir o mundo) e arte era surpreendentemente muito boa, o desenhista Chap Yeap mandava muito bem, embora quisesse imitar o traço de Liefeld em muitos momentos sua arte se sobressaía com um estilo bastante dinâmico e detalhista. Mais tarde o brasileiro Roger Cruz desenhou algumas edições, mas o título já estava bem próximo do cancelamento quando isso ocorreu.

Assim como você, eu também detesto a arte de Liefeld e SIM, seus personagens são cópias de heróis Marvel e DC, mas isso não quer dizer que não devemos elogiar quando necessário, e afirmo novamente que estes gibis criados por ele são divertidos demais, especialmente Team Youngblood.

Infelizmente Team Youngblood é um daqueles gibis que nunca serão publicados no Brasil.

Essa é minha opinião, e eu gostaria de ouvir a sua! Deixe um recado, é isso que nos dá motivaçao a continuar com o Superscans! Fale bem ou fale mal, mas fale alguma coisa!

Se você quiser ler Team Youngblood aqui vai o link com as primeiras edições (em inglês):



link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “Team Youngblood (ou Rob Liefeld Não é Tão Ruim Assim)

  1. Eu gostava do Savage Dragon,mas acho que não fazia muito a idéia do pessoal da Marvel.Tanto que numa ediçao do Hulk ele iri enfrentar o Abominável e se não me lembro foi a Betty deu à ele um capacete em formato de barbatana,e ele (Hulk) achou ridículo! Coisas de alguém com ciúmes

  2. Pois é, vi seu comentário sobre as equipes, os desenhos eram fracos, os roteiros nada tinham de original, mas foi uma espécie de tentativa de retornar a era de ouro, com histórias estilo ‘bem vs. mal’, algo que para mim, com meus parcos 14, 15 anos à época foram geniais, acompanhei quase todos os títulos que saíram pela Itiban aqui de Curitiba. Essa capa em especial de Team Youngblood, lembro bem dessa história e posso dizer que foi graças a essas edições que melhorei meu inglês. Legal sua publicação, foge um pouco do lugar comum dos scans!

  3. Nossa alguém elogiando as bobagens Liefeldíticas?
    Ok, eu não conheço muito além de yougblood, confesso que comprei umas edições que saíram no Brasil..

    Vou baixar, fiquei curioso.

  4. na boa, é sorte nossa não ter younblood por aqui. é uma equipe mediocre, fraquissima. O inicio do universo do “maravilhoso” chupinhador liefeld foi ruim e todo o resto q veio a seguir seguiu o mesmo padrão

  5. É isso aí! Vagabundo esculhamba sem conhecer! Quem curte HQs conhece HQs e não faz beicinho para esse ou aquele artista só porque a moda passou. Rob Liefeld foi copiado por quase a totalidade dos artístas da época. Muito boa a matéria, Barker!

  6. Poxa, eu acho os Qaadrinhos da Image Comics muito legias mesmo ! As vezes eu acho eles bem melhores que uns ” Mainstream” aí. Sei lá, as histórias são legais de se ler, seimples, traços legais, porrada e mais porrada, poderes jorrando… pra mim é isso que muitos leitores querem ver ! Eu achei muito legal o Savage Dragon, Spawn e Cyber Force ! Além do Wild Cats, classicão !

  7. Poxa, eu acho os Quadrinhos da Image Comics muito legais mesmo ! As vezes eu acho eles bem melhores que uns ” Mainstream” aí. Sei lá, as histórias são legais de se ler, simples, traços legais, porrada e mais porrada, poderes jorrando… pra mim é isso que muitos leitores querem ver ! Eu achei muito legal o Savage Dragon, Spawn e Cyber Force ! Além do Wild Cats, classicão ! Vou ver esse YougBlood

  8. O que era(e ainda é) legal na IMAGE é energia e vontade de se fazer uma HQ que se destaque e saia do mimi de megasagas que não mudam porra nehuma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.